quarta-feira, 6 de maio de 2009

Myamoto Musashi

Enfim, depois de muitos contratempos, concluí a escultura do Myamoto Musashi. É a minha visão pessoal desse exímio espadachim japonês, criador do estilo "Niten Ichi Ryu" (técnica de Kenjutsu de duas espadas).
A escultura tem 10cm, feita em biscuít, e pintada com tintas acrílicas.

Comparativo de Tamanho (escala)
Início do Processo
Miyamoto Musashi (1584-1645) é um dos heróis nacionais do Japão. Vivendo num período histórico de transição, onde os tradicionais métodos dos samurais eram aos poucos substituídos por armas de fogo (ainda primitivas), ele simbolizou o auge do bushido (caminho do guerreiro), onde um homem com uma espada na mão representava o máximo da realização individual.
Aos treze anos, travou seu primeiro duelo, vencendo o então famoso espadachim Arima Kibei. Mas sua maior proeza talvez seja a de ter criado um estilo de luta com duas espadas, chamado Niten Ichi Ryu, onde seus discípulos e praticantes têm acesso aos katas e estratégias que o tornou imbatível pelos sessenta duelos.
Musashi também se dedicou a outras artes, como a pintura, caligrafia e a escultura, e chegou a escrever livros sobre esgrima e estratégia.
Em 1643, ele se retirou em uma caverna conhecida como Reigandō, a oeste da cidade de Kumamoto, como eremita, e escreveu seu tratado mais conhecido: "Gorin No Sho", o Livro dos Cinco Anéis .
Em 1645, no décimo segundo dia do quinto mês (data japonesa), sentindo a aproximação da morte, Musashi liberou-se de suas posses materiais após entregar a cópia manuscrita do Livro dos Cinco Anéis a seu discípulo mais próximo. Ele faleceu em Kumamoto por volta do dia dezenove do quinto mês, segundo o calendário japonês da época.




"Musashi", o livro de Eiji Yoshikawa, publicado no Brasil pela editora Estação Liberdade, conta parte da vida de Miyamoto. A obra é inspirada em fatos históricos mas não se prende aos mesmos, sendo romanceado em muitos aspectos, infelizmente .

4 comentários:

  1. Perfeita a escultura, adorei^^.
    E gostei muito também de saber a história de Myamoto Musashi.

    ResponderExcluir
  2. =) Muito obrigado!

    Eu tentei resumir a história desse grande samurai, pq seria impossível escrever aqui todos os seus feitos, mas achei que seria injusto postar um trabalho sobre ele, sem citar quem foi.
    Se vc gostou, aconselho dar uma procurado no livro, apesar de romaceado, é muito bom. Mostra bem o panorama e o pensamento do Japão naquele período.

    ResponderExcluir
  3. Fala tio uilian!
    Achei show a escultura!
    Mas essa miniatura ta tambem teus ares! Sei não hein! hehehehehehe
    Falou abraços

    ResponderExcluir
  4. Valew! Que bom que curtiu.
    Pois é, uma vez me falaram que "cabeludos/barbudos" se parecem muito uns com os outros, mas eu ja acho exagero..Huahua...

    ResponderExcluir