quinta-feira, 14 de maio de 2009

Pote Para Pincéis Flutuante

Pincéis não são baratos, por isso vale a pena ter cuidado com eles. Todo mundo que costuma usar pinceis de forma regular, sabe que precisa de um recipiente com água para ir limpando o excesso de tinta entre uma cor e outra, enquanto executa a pintura. Em algumas técnicas de pinturas usamos pincéis de diversos tamanhos, que ficam no pote com água enquanto variamos de pincel. O problema é que deixar o pincel encostado no fundo do recipiente vai deformando-o com o tempo, deixando as famosas "pontas de gancho".

Montei esse tutorial para que você possa ter um pote onde deixar os pincéis de molho, sem estragá-los. Eu não sabia que nome por nessa idéia, então chamei assim mesmo: "Pote para pincéis flutuante".

1º - Você vai precisar de um pote com tampa plástica. Eu usei esse,de creme de cacau com avelãs (confesso que não foi difícil esvaziá-lo em pouco tempo..huhu..). Corte a tampa plástica ao meio e remova um dos lados, sem tirar as bordas.


2º - Meça os espaços para os pincéis, em torno de 1cm já é suficiente para pequenos e médios. Use um lápis para não errar as marcações. Por fim, molde com um estilete.


3º - Vá moldando os espaços finais e teste os tamanhos dos pincéis, para que fiquem no tamanho exato e não encostem as cerdas no fundo do recipiente. Vá cortando com o estilete aos poucos e com cuidado para não errar (ou perder um dos dedos..rê rê rê..).


4º - Está pronto! Quando for trocar a água é só tirar a tampa, não precisa nem remover os pincéis que, agora, terão uma vida útil maior. ;)

9 comentários:

  1. Embora eu não tenha tido o privilégio de ter nascido com o dom de pintar, desenhar ou qualquer coisa ligada a Arte,achei muito interessante as tuas dicas.Adorei.^^
    Tenho certeza que muitas pessoas vão utilizar estas dicas aqui expostas neste tutorial.
    Mas quem dera que meus pincéis ficassem assim, em forma de "pontas de gancho"...ficavam muitoooo piores, hahhaha.
    Quanto ao "creme de avelãs", tenho certeza que não foi difícil esvaziá-lo... chocolate né? :P quem não gosta?!!! hehhehehe

    ResponderExcluir
  2. É verdade. :p
    Já estou pensando em mais tutoriais com potes de creme de avelã...heuheu...

    ResponderExcluir
  3. E ai Tio Uilian, ou melhor Padrinho Uilian! "Respeite o Padrinho!" ahahahahahahahah! Lembra desse jogo?
    Cara tenho que te confessar! Tu é genial meu velho! Porta pinceis em pote de nutrela! Cara patenteia e vende, vais ganhar muita grana!
    Abraços e confere o novo blog: http://vidaeacaso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Capaz, é a minha contribuição à humanidade...hahaha..
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Curti muito a ideia! Hahaha!
    Quando voltar a pintar, faço um desses pra mim! =)

    ResponderExcluir
  6. que legal adorei essas dica.. pena que não as conheci hj.... precisava conhecê-las uns 2 anos antes..rss.. estraguei um monte de pincéis.... sabe como é.. uma vez achei que deveria ir fazer aulas de pintura em quadro.. gostei.. pintei 3 quadros um deles o diretor da escola onde fiz o curso até comprou e o colocou na sala dele (ó que responsa) rsss.. mas aí não deu mais para continuar o curso..... que pena..

    bjs.........

    ResponderExcluir
  7. Oi, adorei sua idéia do pote, reparei que um de seus pínceis é Japonês, (o de cabo de bambu), vc poderia me dizer onde posso comprar pínceis como esse, já não acho mais em São Paulo, antes eu comprava no Wakao mas a loja fechou.

    ResponderExcluir
  8. O negócio é comprar pela internet. Hj em dia ja não é mais necessário depender de lojas físicas. De uma olhada neste site:

    http://www.casaeliasonline.com.br/Default.asp?Menu=PaginaInicial

    Vc provavelmente encontrará o que procura, é bem completa. =)
    Obrigado pela visita, abraços.

    ResponderExcluir